Transporte

Santos Port Authority (SPA) alterará o período de chegada de caminhões destinados ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo, que transportam contêineres e carga solta a partir de 1° de outubro. A regra para caminhões graneleiros não sofrerá mudança.

O ajuste do período agendado é feito com parada obrigatória em pátios reguladores fora do Porto para evitar que os transportadores formem filas nas rodovias ou mesmo nas avenidas de acesso ao complexo portuário.

A nova norma reduzirá de 5 para 3 horas o período de tolerância para chegada desses veículos, com intuito de proporcionar um fluxo mais fluído ao reduzir a permanência desse tipo de veículo nas cercanias do Porto, com benefício de disponibilizar mais janelas de agendamento para os caminhoneiros.

Segundo a autoridade portuária, a redução será feita de forma escalonada. Atualmente, os terminais do Porto marcam um horário no agendamento com a SPA e têm limite de até cinco horas para receber veículos rodoviários com carga solta ou conteinerizada.

Com a nova Norma da Autoridade Portuária (NAP), a tolerância para recebimento de contêineres e carga solta cairá para 4 e depois para 3 horas. A norma entra em vigor em 1° de outubro com uma nova regra transitória para adequação dos transportadores, com período de adaptação de seis meses.

Para os caminhões de granéis vegetais sólidos não haverá alteração, pois as cargas chegam de distâncias que exigem dias de viagem.

Confira o cronograma

  • De 1° de outubro a 31 de dezembro de 2022: tolerância de quatro horas para a janela de agendamento;
  • De 1° de janeiro a 1° de abril de 2023: tolerância de três horas após a janela de agendamento;
  • A partir de 2 de abril de 2023: tolerância de duas horas após a janela de agendamento.